Foi isso que ouvi, de boca aberta, de uma mulher que está com 46 anos e no segundo casamento. E não se trata de alguém que vive apanhando do marido bêbado e tem 5 filhos para cuidar morando num barraco todo quebrado com esgoto correndo a céu aberto. Essa afirmação veio de uma pessoa estabilizada financeiramente, bem resolvida profissionalmente, mãe de 2 filhos e que está no 2° casamento. Como creio que Deus arruma a tampa da nossa panela e que se encaixa perfeitamente, eu logo emendei: " Bom se você estivesse com o seu segundo marido desde o 1° casamento, provavelmente vocês estariam juntos até hoje..."
Raciocínio lógico! Pois Deus prepara a pessoa certa e esse novo marido seria o ideal. Qual foi a minha surpresa quando ela disse: " Pois é, mais eu não sou feliz nesse 2° também!"
O motivo alegado foi que hoje homem e mulher não tem tempo para ficarem juntos (é, ponto pra ela) e que hoje as mulheres precisam sair de casa para trabalhar deixando de lado o marido e a casa (tá, 2 pontos pra ela) e que por esse motivo ambos acabam se tornando grandes desconhecidos (tá bom, 3 points) e que por isso ela não acredita mais em casamento. Agora vamos raciocinar: É o casamento que é uma instituição falida ou nós que estamos falindo a instituição?
Vamos levar ao pé da letra. Quando uma instituição nasce (empresa) ela nasce bem. Ninguém começa pensado que vai quebrar ou sem investimento. Essa empresa começa a funcionar, os 1° anos são os mais complicados, pois ela precisa estabilizar -se. Bom, todos nós sabemos que a empresa é feita por pessoas que trabalham e se esforçam nela. Se os funcionários começam a faltar e a não se comprometer, não há dono que aguente, nem mesmo se a empresa for do Roberto Justus, ela se mantem. Pode se chamar o maior especialista em Marketing, se os funcinários não se compromentem,. não há produção, não se abastece os fornecedores, que por sua vez deixam o mercado sem o produto e em crise.
Vamos ao que interessa. O casamento é um sacramento de Deus! Ele criou o homem e a mulher e disse aquela celebre frase: Crescei e multiplicai - vos! (Por favor depois do casamento viu!). Deus criou para ser a coisa mais sagrada dessa vida, afinal é através dele que se constitui a família, que criará indivíduos para a construção de um mundo melhor! E como jesus nos chama a ser apóstolos, é através de nossos filhos que damos a continuidade da anunciação de Jesus. Calma, não assisti nenhum filme, isso é fato. É pra ser assim.
Agora, como se mantem a instituição casamento se os funcionários são descomprometidos? Hoje tá cada um no seu quadrado, tanto homem quanto a mulher estão preocupados em tudo menos no casamento. Seja pela grana que precisa entrar, seja pelo carro novo que precisam pagar, seja pela reforma no novo banheiro. Mas e a união? E a jura feita na frente de Deus? Não quero julgar, afinal, hoje somos forçados a isso. Todo mundo cobra o casal Doriana, o marido tem um emprego estável e ganha bem, a mulher é dona de casa e cuida dos filhos, o mais novo nunca tirou nota vermelha na escola e a mais velha tem 18 anos e nunca deu um beijo na boca. Só que para chegar nesse estágio, colocaram na nossa cabeça que precisamos ter dinheiro, ter estabilidade e pra chegar nesse nível, precisamos ter imóveis, aparecer em colunas sociais e precisamos trabalhar, e falta tempo e a grana é curta, e a família Doriana na tv, e o pai de família assistindo e se achando um inútil, a mulher vendo e dizendo que precisa trabalhar, e os filhos pedindo o brinquedo...... AH, Pára!!
Bom, os filhos! Meu, a família é o berço de tudo. Ela passa todos os valores. Agora pensa na cabeça de uma criança ao ver os pais se separaram. A pré disposição é de que para eles o casamento não funciona e posso te dizer: A probabilidade dessa criança crescer e ter vários problemas com droga, álcool e outras coisas é grande.
Bom, o casamento é pra ser eterno. A coisa mais linda que já vi até hoje foi quando o Paulo Coelho recebeu um prêmio e olhou para esposa dele e disse: Nós conseguimos isso. Ver gente como a Nicete Bruno e o Paulo Goulart, Tarcísio Meira e Glória Menezes ( esses dois no segundo casamento) é algo lindo, são pessoas que acreditaram nessa instituição.
AH, em relação a tampa da panela? Ela pode não ser uma pessoa, pense nisso.