Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de março de 2011

Certezas (?)

Nesse momento estou aqui no meu quarto, olhando para um quadro na parede. Nele vejo uma foto de quando  eu era bebê. Creio que pelo tamanho, uns 2 anos.
Essa criança, o Benício, só possui uma certeza: a certeza de Deus, pois nessa idade existe nele apenas a vontade de Deus enraizada em seu coração, o que Deus imagina para a sua vida, seu propósito para ela. Sem pecados, sem manchas, pois Jesus já morreu por tudo isso.
Mais com o passar do tempo, as certezas de Deus vão sendo tomadas pela certeza dos homens. Isso começa pela certeza dos pais, que já dão um diploma de medicina ou direito, que passam para a certeza dos familiares, que começam a comparar o novo membro da família com os seus filhos. As fraudas descartáveis com as de pano, a boneca que chora com a de sabugo de milho, o carrinho de controle remoto com o feito de caixa de fósforos. Por todos esses comparativos já criam a certeza de que será um filho mimado, ou um sofrido.
A criança vai crescendo e a sociedade está lá, a espera de mais uma presa. Agora é a vez dos amigos de escola criarem a sua certeza e comparação: o estojo jeans pelo estojo que tem régua e apontador acoplado, o boné estapado pelo bordado, o tênis Bamba pelo Nike.  A menina de cabelo crespo pela de olhos azuis. Nesse momento a criança sente que comparações e certezas doem.
O criança cresce e logo vem outras certezas que até um tempo atrás não faziam parte das certezas "ingênuas" das crianças da escola. A bicicleta pela moto, a moto pelo carro. A linha de produção pelo escritório, a magrela pela gostosa, o quarto de motel de 30 reais pelo de 120 reais com cascata. O bar pela boate, a igreja pela balada, o albúm de fotografia pela Coluna Social do jornal local, a Coca- Cola pelo álcool.
E todas essas certezas vão entrando no coração daquela criança que tinha apenas uma certeza, aquela que Deus sonhava para ela, o propósito de vida dela. Sinto que cada vez mais a certeza enraizada de Deus se perde e as certezas do homem encontram caminho.
E o grande problema é que essas certezas estão tomando conta de todas as crianças e por isso, a única certeza que tenho é que o mundo está começando a perder a certeza de Deus.

Um comentário: