E ae pessoal, a paz de Jesus.
Bom, já está um pouquinho tarde. Mais é que me veio uma vontade enorme de escrever!! Hoje estou aqui para falar de simplicidade.
Pra quem acompanha meu blog, sempre escrevo coisas sobre igreja, e as coisas que vivo dentro dela. Ultimamente estou sentindo uma vontade enorme de escrever coisas menos específicas sobre as minhas experiências dentro da igreja. Ultimamente também estou procurando encontra Jesus e toda sua humildade nas pessoas. E comecei a encontrar, ou me lembrar e sentir essa felicidade, de ver Jesus em gestos e coisas do dia a dia.
Hoje estava assistindo Senhor Brasil, na TV Cultura, que é a emissora da qual a TV Claret aqui de Rio Claro onde eu trabalho é afiliada. O programa fala sobre coisas do Brasil, o caipira e é apresentado pelo Rolando Boldrin. Meu, como é delicioso ver a simplicidade, as coisas de gente que não foram afetadas pela ilusão do consumismo e de imposições sobre o que devemos ser na sociedade. Reparem que não estou pregando aqui o tipo "vou largar tudo e viver no mato!" Claro que não! Aliás, acho que se não fosse pela mídia, eu não estaria assistindo ao Senhor Brasil e sentindo essa coisa que há muito tempo não sentia: A felicidade que gera a simplicidade.
Digo isso pois nós temos uma casa em Minas Gerais. É uma vila com um pouco mais de 800 pessoas. Onde o tempo e a cobiça ainda não tomam conta. Um lugar onde ninguém se preocupa em trabalhar para comprar o ultimo lançamento de celular e nem criar uma conta no twitter, mais sim por uma questão de sobrevivência e dignidade. Um lugar onde deixar a bicicleta na praça da matriz é comum e no outro dia ela ainda está lá, sem mexer ( ou vc ainda corre o risco de alguém levá - la até a sua casa se for o "cumpadi")
Meus tios moram lá.Tios assim, primos da minha avó paterna mas pra gente é tio do mesmo jeito. Pessoas nas quais eu vejo a verdadeira face de Deus, os verdadeiros gestos de Jesus. Pessoas justas e simples e que não correm o risco de serem excomungadas da igreja, pois essa simplicidade que dá a eles o direito de serem vistos como a imagem de cristo, também dão direito a opiniões tão simples.
Me lembro até hoje o meu tio, já quase com 78 anos dizer que acreditava em Deus, mais não na bíblia, porque a bíblia era escritas por homens, e em homem não se confia! rsrs. E eu não quero acreditar que por conta disso ele irá parar no fogo do inferno por pensar assim. Quero deixar bem claro aqui que a bíblia é o Verbo divino. Mais como eu iria discutir com um homem daquele, que só com sua simplicidade já me colocava respeito e apreciação na sua ciência de vida.
E a minha tia então: Ela tá com 84 anos. Vai a igreja e comunga, reza o terço, se chama Tia Longa. Ela anda com os chinelos arrastando e gosta muito de conversar comigo. A gente perde tempo embaixo do rancho falando sobre tudo. Bom, um dia ela disse que não acreditava que no céu só tinha santo e eu perguntei porque com uma cara de assustado, ae ela no auge da sua sabedoria disse: O capeta não morava lá, porque Deus mandou ele pra baixo e os resto do bando junto?! Eu trinquei de rir!! E ela disse com uma voz que colocava respeito, como se aquela fosse a última palavra, a de quem já viu muita coisa para chegar nessa conclusão. Gente simples, que toda vez que passo por lá dá saudades.
Bom, voltando. Cristo é simples. Ele só pediu para seguirmos os seus passos. Por isso sinto que perdi isso com o tempo. O que me impõe, o que eu vejo na tv, o que nos obrigam a ser. Claro que temos que trabalhar e viver bem, mais a troco de que?? Eu quero viver bem e vc?
Tia Longa, na primeira folga que pegar, tô descendo ae pra gente proseá no rancho!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário