A frase acima foi a que marcou meu final de ano e creio que como um presente de Deus foi me colocada para servir de base para 2012. Nunca pensei que esse periodo fosse ser o mais reflexivo e o que mais mexeu comigo. Senti muito a presença de Deus nesse período e não porque procurei isso me refugiando numa montanha ou em um mosteiro, nem precisei passar por sessões de terapia... tudo foi se mostrando por pequenos sinais do dia a dia.
Tudo começou quando assisti pela 2° vez ao filme 'Dos homens e dos deuses" http://www.youtube.com/watch?v=bVmph-znd3Q Um grupo de frades franceses convivem em perfeita harmonia com a população muçulmana até esta relação ser interferida por um grupo de fundamentalistas, que massacram trabalhadores e espalham o medo. E tudo em nome de uma verdade, uma verdade tão absoluta na cabeça de um grupo que se sobrepôs ao maior dom que Deus nos deu: o da vida.
E então comecei a pensar em outras verdades absolutas: a dos brancos sobre os índios, as dos católicos e protestantes na Irlanda, as verdades dos nazistas sobre os judeus, as dos católicos na Inquisição, as verdades no apartheid da África do Sul e mais um monte de outras verdades por ae que tentam nos enfiar guela abaixo e cheguei em uma conclusão: Que toda verdade absoluta que tentam implantar numa cultura diferente, em um povo, para uma pessoa sem respeitar sua crença se torna mortal.
Foi então que passei alguns dias sobre as verdades que tentaram me colocar e as verdades que tentei colocar na cabeça de outras pessoas, foi um misto de alegria e de dor, acho que me libertei de muita coisa, da intolerância e do medo de respeitar meu próximo, sua cultura, sua crença, seu passado, sua história. E descobri que não existe uma verdade absoluta e no meio desse turbilhão recebi mais um presente de Deus, Jesus falando comigo, um vídeo chamado EU MAIOR.
Eu Maior é um documentário sobre auto-conhecimento e busca da felicidade que entrevista expoentes brasileiros entre líderes espirituais, intelectuais, esportistas e artistas. E a que mais me chamou a atenção foi a Marina Silva http://www.youtube.com/watch?v=FGEROEcEFIc .A sabedoria nas respostas, como de quem já viveu e sentiu tudo aquilo, não apenas porque estudou, mais em cada momento da sua vida soube aproveitar o que havia nas entrelinhas do ganhar e do perder, do saber e da ignorância, da pobreza e da riqueza, da mata e da cidade.
E em todas as entrevistas descobri uma palavrinha que quase todos falaram: AMOR. A necessidade de amar as pessoas, a natureza, um ser maior. Enfim, e nisso tudo minha conclusão sobre a qual cheguei, a minha verdade absoluta, foi derrubada, pois descobri uma verdade que essa sim é a absoluta: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Pois Ele é o caminho, a verdade e a vida. Pois todas as pessoas mesmo no seu interior sentem a necessidade desse amor, pois fomos feitos a imagem e semelhança de Deus e Ele é amor, logo somos formado por essa força que quanto menos nós queremos nos sentir homens racionais, mais aflora em forma de caridade, atos e gestos e que nos fazem lembrar que sim, estamos em um mundo onde existem mais gente de paz que de guerra. Como Marina Silva disse "A VERDADE ESTÁ ENTRE OS HOMENS"
Deus está entre nós. Tudo isso me fez enxergar atrás da montanha, ver algo mais, sentir mais, viver mais, amar mais.
Em 2012, vou amar mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário